A Amazon mostra suas garras

Ontem recebi um e-mail intrigante. A IGDA (International Game Developers Association, traduzindo livremente significa Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos), da qual recebo e-mails mensais sobre eventos no exterior que nunca posso participar. De qualquer forma, eles me enviaram nesta Quinta-Feira, dia 14 de Abril, este aviso extraordinário falando sobre a Amazon App Store, que foi lançada a algumas semanas para o Sistema Operacional Android.

A Amazon App Store é uma loja de aplicativos e jogos que competirá com a loja oficial de aplicativos da Google nos celulares com Android instalado. Atualmente, o Google detêm a liderança completa nesse mercado.

Antes de prosseguir gostaria de lembrar que não represento de forma alguma a IGDA, apenas aproveitando parte do e-mail para argumentar e passar uma mensagem que eu acredito ser importante para a comunidade.

Durante a mensagem a IGDA diz: "A IGDA não tem o poder ou a disposição de determinar como outros realizam suas negociações. Entretanto é permitido a IGDA expressar suas opiniões sobre as práticas de negócio que afetam a comunidade de desenvolvedores...", e através do e-mail tentam chamar a atenção do leitor para as práticas incomuns que os termos de serviço e licença da Amazon impõe aos seus parceiros. Dentre eles:
  1. Poder de a própria Amazon controlar o preço que o aplicativo terá.
  2. A Amazon pode escolher qual porcentagem do preço de lista o desenvolvedor irá receber, entre 70% e 20% do valor pago pelo usuário.
  3. O preço do aplicativo na Amazon tem que ser menor ou igual ao menor preço presente ou passado em qualquer serviço onde ele esteja disponível.
O primeiro problema que pode ser visto aqui é que para tentar aumentar sua representação no mercado a Amazon pode baixar o preço de um jogo que já vendia bem antes de ter seu preço reduzido. Assim ela ganha a fidelidade dos consumidores prejudicando o desenvolvedor, reduzindo o ganho potencial total do produto. Sem falar em prejudicar a venda de jogos de nicho, que se baseiam no ganho a médio e longo prazo a medida que as pessoas recomendam o jogo.

Olha com quem a Amazon está parecendo. Se não conhece procure por Amigo da Onça no Google.

Outro problema é que qualquer promoção que for realizada em outras lojas vai ser automaticamente replicada permanentemente na loja da Amazon. Isso vai inibir qualquer promoção em qualquer outra loja.

O grande problema na verdade é caso outras lojas, tanto de aplicativos para celular como outros métodos de distribuição online, começarem a adotar regras similares para se manter competitivas frente a competição tão desleal criada por essas regras.

A idéia desta mensagem da IGDA é avisar os usuários extremamente animados com essa oportunidade de que eles podem ser prejudicados sem aviso algum. Aproveito para dizer que a Amazon como empresa é uma instituição respeitável, como reconhecido pela própria IGDA no e-mail citado. O que não é aceitável é ela utilizar tais regras para tentar adquirir uma parcela do mercado sem garantia de que no longo prazo, quando a representação dela for significativa, essas regras serão modificadas para algo mais justo para quem desenvolve.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.