Multiplayer do Starcraft 2: Dicas e macetes

Faz cinco dias que o maior candidato a melhor jogo de estratégia do ano, Starcraft 2, foi lançado. Logo abaixo temos boas dicas para começar bem com o jogo!

Não tenha medo do Multiplayer:

Na maioria dos jogos achar um adversário com quem jogar pode ser infernal. Sempre existe o medo de ser alguém muito bom ou muito ruim. No Starcraft 2 e na maioria dos jogos multiplayers atuais eles usam o sistema de ranking do xadrez para determinar contra quem você vai jogar. Você ainda pode jogar livremente com seus amigos e rivais, mas agora ficou muito mais fácil encontrar gente do seu nível sem gastar muito tempo procurando, e sem se divertir durante o processo. Ideal para jogadores casuais que querem jogar apenas duas partidas, ou para o hardcore que quer ficar o dia todo melhorando suas estratégias.

Canhões Yamato do Cruzadores de Batalha disparando contra Nave-Mãe Protoss

Dicas de Mecânicas Básicas:

Algumas coisas devem ser levadas em consideração jogando um jogo tradicional (sem estratégias como rushs por exemplo)

1- Sempre construa unidades de coleta de recursos. O ideal para cada campo de 8 minerais são 24 (3 unidades por bloco de minerais) e 3 coletores para cada refinaria (ou extrator, ou assimilador) de vespene. Isso são 30 coletores por base. Uma forma fácil de checar se a base está próxima da saturação é selecionar todos os coletores na base e checar se eles preenchem um grupo de controle inteiro. Se preencherem são 24 coletores pelo menos. Se você selecionar 28 então está perfeito, porque 2 estão nas refinarias. Se você atingir a saturação ou estiver próximo, expanda sua base.

2- Construa uma quantidade razoável de construções de produção. Não faça 8 Quartéis ou o equivalente Protoss se tiver apenas uma base. Uma base pro regra consegue gerar recursos para manter 4 construções de produção simultaneamente, então não desperdice seus preciosos minerais com construções que não vai manter. E por favor, começar fazendo uma construção de cada para produção é uma estratégia bem versátil mas posteriormente no jogo é necessário criar mais unidades ao mesmo tempo antes que seu inimigo te faça comer poeira.


Ataques com 4 Portais de Dobra são uma das estratégias mais utilizadas por Protoss por sua versatilidade e poder.

3- Conheça suas tropas e a dos seus adversários. Assim você saberá o quê produzir quando ver certa unidade adversária. O que nos leva a subdica abaixo:

3.1-Analise seu inimigo. Tente sempre saber o quê seu inimigo está fazendo para saber como reagir apropriadamente. Pode ser difícil fazer no início mas é um dos segredos de se jogar bem.

4- A prática leva a perfeição. O melhor jogador do mundo não ganha sempre. O jogo foi feito para que os jogadores tenham uma taxa de vitórias e derrotas de 50%, então não espere ganhar todas. Então não desanime com algumas derrotas e continue praticando para melhorar.

5- Ache parceiros e companheiros. Encontre pessoas dispostas a simular oponentes com estratégias específicas para que você treine sua resposta e apare os cantos brutos de suas táticas.

6- Evite acumular unidades na fila de produção. Cada unidade na fila poderia estar sendo produzida em outra construção de produção simultaneamente.

7- Fique de olho nos suprimentos! Não poder produzir por esquecer dos suprimentos simplesmente acaba com sua capacidade de produção. E não fique muito afoito construindo vários fornecedores simultaneamente, a não ser que sua capacidade de produção justifique isso.

Suprimentos, Suprimentos, Suprimentos!

Caso tenha alguma dica adicional, sugestão ou duvida poste nos comentários abaixo que farei o máximo para ajudar e responder. Não é facil fazer tudo no começo mas é com a prática que se melhora. Agora pare de ler e vá guerrear!

Editado 12/08/2010: Agora essas dicas e jogos comentados podem ser encontrados em um canal do Youtube, chamado Starcraft 2 Replays Brasil. Muito melhor para se aprender é vendo o jogo em ação e as coisas funcionando. Você pode enviar seus replays para serem transmitidos, caso sejam interessantes , para este endereço.

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Obrigado pelas dicas! Vlw mesmo.

  1. Allan disse...:

    amanha eh o dia...mas na verdade soh começo a jogar terça depois da prova :(
    depois q eu criar minha conta eu posto aqui minha ID para o pessoal me adicionar XD

    IDRA RULES! ahuahauhuahauhauah

  1. Unknown disse...:

    vlw pela dica...
    caso alguem tem alguma duvida de iniciante, entre em contato comigo..

    msn vander330@gmail.com

  1. Allan disse...:

    quem quiser me add:
    nome: Alk
    numero: 649
    me adicionem q jogo com qualquer um XD

  1. Pedro Burla disse...:

    muito maneiro o post, curti bastante

    foi mto util!

    http://antiquecrystalchandelier.info

  1. Rafael Oliveira disse...:

    Gostei das dicas. Terminei o jogo no modo Campanha para pegar prática e conhecer as estruturas. Já começei a jogar multiplayer é muito bom. Não tenho muita experiência, entrentanto, observando as estratégias dos adversários eu consigo aprender bastante.
    Teve um adversário que fez uma barricada com as estruturas de suprimentos e colocou tanques como "guardas". Até conseguir destruir os suprimentos minhas unidades eram derrotadas. Outra estratégia que me chamou a atenção foi em um jogo no qual o meu adversário estava com o Protoss e em menos de 10 minutos ele construi canhões de ion (não me lembro o nome ao certo) dentro da minha base sem eu perceber....vivendo e aprendendo. Fica a dica!
    Abraços!

  1. PlanejarDan disse...:

    Amigos (a) .

    Vi uma material legal hein um blog sobre uma faculdade nos Estados Unidos que tem um jogo "StarCraft 2" como material .
    Ja pensou uma ao inves de matematica aula de Residente evil ?O.o

    Siga- me no Twitter - @danilo_marilia - Blog_Cpa10

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.