tag:blogger.com,1999:blog-86104930225716734812024-03-14T06:45:08.883-03:00Nuclear Core StudiosRafael Costahttp://www.blogger.com/profile/18380443711356749753noreply@blogger.comBlogger100125tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-31657391395072271712011-12-17T00:49:00.001-02:002011-12-17T00:49:03.704-02:00Atualização RápidaPessoal, apenas para informar rapidamente: Ainda estamos trabalhando na migração do servidor. O motivo da demora é que estamos providenciando um novo design gráfico para o site. Esse não pode ser usado porque estamos migrando de ferramenta também. Ainda não posso prever quando será possível voltar as postagens normais, mas quero ter certeza que tudo está em ordem antes de fazer os últimos ajustesCmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-86762982172347321162011-10-21T12:00:00.000-02:002011-11-01T22:44:57.389-02:00Aviso importante: Migração de servidorVisando trazer o melhor serviço para vocês leitores nós da Nuclear Core gostaríamos de informar que trocaremos de servidores. Isso será acompanhado de novidades para vocês que nos acompanham a tanto tempo ou que começaram a ler nossos textos essa semana. Nós não publicaremos textos novos semana que vem, mas pretendo voltar com o calendário normal a partir da Sexta-Feira dia 4 de Novembro.
A Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-44577837981393180762011-10-15T12:00:00.000-03:002011-10-16T13:22:39.111-02:00Uma Introdução a Inteligência Artificial
Inteligências Artificiais (IAs) são amplamente utilizadas em jogos eletrônicos no seu limite de definição. A definição de uma IA é um agente inteligente capaz de realizar tarefas consideradas inteligentes no ambiente onde ela existe. A definição de ação inteligente geralmente envolve como uma pessoa faria aquilo, já que definimos inteligência através do único ser inteligente que conhecemos: nós Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-37297836894921736772011-10-07T12:00:00.000-03:002011-10-07T16:36:13.922-03:00Dicionário da Cultura de um Estúdio de VideogamesOntem eu estava lendo e rindo loucamente deste artigo da Gamasutra. Um desenvolvedor por acaso começou a encontrar e compilar uma lista de termos utilizados em situações corriqueiras no mundo do desenvolvimento dos jogos. O artigo tem dúzias de contribuidores que trabalham diariamente desenvolvendo games e aparentemente criando esses termos. Se você domina a língua inglesa recomendo que leia o Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-63450278193728408882011-09-30T12:00:00.000-03:002011-09-30T12:00:04.220-03:00Modcenter: Uma história que não deu certo
Há vários anos atrás o grupo IGN tinha em seu
portfólio de sites um site tímido conhecido como ModCenter.com. Esse site
utilizava a estrutura do http://sourceforge.net
para fornecer um serviço dedicado para os criadores de mods e de jogos
independentes.
Por cerca de dois anos o serviço funcionou
fornecendo um grande serviço para aqueles que precisavam e conheciam. Muitos
dos recursos que Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-57777301531366016632011-09-16T12:00:00.000-03:002011-09-16T12:35:35.657-03:00Complexo do ComplicadoNão sei quanto a vocês, mas por muito tempo eu sofri de um problema sério com meus projetos: a complexidade. Explico: você cria uma ideia e vai agregando coisas a ela. Implementa-se um conceito, buscam-se referencias, criam-se histórias e a bola de neve só vai aumentando... depois, quando chega a hora de ver a coisa sair do papel, a bola de neve ficou tão grande que a única saída é deixá-la lá, Rafael Costahttp://www.blogger.com/profile/18380443711356749753noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-48477224397427859652011-09-09T13:20:00.000-03:002011-09-09T13:20:24.004-03:00Narrativa Vs Experiência
Vou começar esse post de forma direta: Jogos são experiências. O jogo não é necessariamente uma história, mas ele é necessariamente algo com a qual se interage, no qual se experimenta uma série de eventos. Por maior que essa abstração seja, a experiência de situações acontece.
A narrativa de jogos tem o propósito de amplificar a imersão na experiência que está sendo criada. Uma narrativa bem Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-37161251106794607842011-08-26T08:00:00.000-03:002011-08-26T08:39:40.186-03:00Estereótipos da Indústria
Atualmente existem diversos estereótipos atribuídos a
jogadores no geral. Sejam eles criados pela mídia ou pelos próprios jogadores
eles existem e são um problema que precisamos discutir.
O primeiro estereótipo que vejo, e considero o mais
alarmante é o de jogadores “casuais” e “hardcore”. Quem geralmente carrega esse
estereótipo são os jogadores hardcores olhando para jogadores que não Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-862313397556555862011-08-19T12:00:00.002-03:002011-08-19T12:07:54.433-03:00Um comentário sobre Bastion
O objetivo deste texto não é avaliar ou opinar sobre o jogo em si, e sim falar das boas e más decisões tomadas no geral. Quem quiser saber mais sobre o jogo em si pode jogar o demo na Steam ou na Xbox Live! Arcade e ver o jogo com os próprios olhos, ou acessar o site oficial. Dito isso gostaria de dizer também que o jogo é muito bom por diversas razões, mas quero fazer uma avaliação crítica Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-3856026440422300902011-08-12T12:00:00.000-03:002011-08-12T12:00:06.421-03:00Representação atômica de sólidos
Nesta semana falarei desse tópico que está sendo tão discutido por todo mundo. Para aqueles que não sabem uma empresa australiana divulgou um Tech Demo (demonstração de tecnologia) de uma engine gráfica capaz de criar gráficos através de representação atômica de sólidos. No método tradicional de representação de informação gráfica os sólidos são convertidos para polígonos. O polígono mais Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-19688678783132931272011-08-05T12:00:00.003-03:002011-08-05T13:05:25.482-03:00Entendendo os anuncios sobre Diablo III
Nessa semana a Blizzard divulgou novas
informações novas sobre características que seu RPG de ação, Diablo III, terá no
lançamento. A primeira é uma casa de leilões com suporte a venda e compra de itens
com dinheiro de verdade. O segundo anuncio é sobre a necessidade de conexão com
a Internet em tempo integral para jogar, mesmo no modo de apenas um jogador. O
ultimo anuncio é que está proibido Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-52023619224169838762011-07-28T12:00:00.013-03:002011-07-29T02:01:35.557-03:00Jogos eletrônicos são arte?<!--[if gte mso 9]>
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Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-44147427574714458932011-07-15T12:00:00.002-03:002011-07-15T12:00:00.361-03:00As regras do jogo
Criar jogos não é simplesmente colocar um monte de objetos dentro de um programa e fazer eles interagirem de alguma forma. Criar bons jogos exige criar boas regras para que esses jogos façam sentido. A grande diferença entre jogos eletrônicos e outras mídias é a aplicação dessas regras. Vou falar de jogos eletrônicos aqui mas a verdade é que qualquer jogo, desde o futebol, passando pelo poker, Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-44500684560670380822011-07-08T12:00:00.007-03:002011-07-08T13:12:15.979-03:00O fomento à industria de games brasileiraNotícias recentes indicam que o governo federal finalmente tomou interesse em roubar investir na indústria brasileira de desenvolvimento de games. Aproveitando essa oportunidade vou falar aqui o que eu acredito que realmente falta nesse pais para que tenhamos uma industria forte de jogos eletrônicos.
O principal obstáculo que eu vejo é a falta de investimento. Sem dinheiro é impossível criar um Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-7173943464054019062011-06-24T12:00:00.046-03:002011-06-24T15:43:05.439-03:00Levantando poeira: Dust 514Essa semana vou falar de um dos jogos que na parte técnica será um dos principais lançamentos de todos os tempos. Dust 514, produzido pela empresa islandesa CCP, aproveitará uma infra-estrutura sem precedentes para oferecer uma experiência de jogo autêntica a um público completamente novo.
Primeiro um pouco sobre a origem do Dust. Reconhecendo a necessidade de expandir seus negócios a outro Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-71603879042726003422011-06-17T12:00:00.001-03:002011-06-17T12:00:05.810-03:00Porque não gostei do Wii UPara vocês jogadores que vivem sob uma pedra uma breve introdução. Na Terça-Feira, dia sete de Junho de 2011 a Nintendo anunciou o sucessor do Wii. O produto conhecido até aquele momento como Project Cafe agora se chama Wii U. O pouco que se sabe desse novo console é:
O controle é composto por dois direcionais analógicos, um de cada lado de uma tela sensível a múltiplos toques de seis polegadas. Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-76071959041244393182011-06-10T12:00:00.035-03:002011-06-20T12:32:14.531-03:00E3 2011: Legado de um passado distante e seus resultadosA Eletronic Entertainment Expo, E3 para os íntimos, aconteceu essa semana. Com todo esse fervor ao falar de uma ou outra conferência eu cheguei a algumas conclusões que compartilharei aqui.
Mais um ano se passou... mais uma E3 se passou.
A forma de expor informação na E3 vem de uma época quando a popularidade dos jogos eletrônicos crescia e não existia Internet para transmitir informação de Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-77455141826496624032011-06-03T12:00:00.002-03:002011-06-03T12:06:04.106-03:00Aquecimento E3 2011Vem chegando aquela época do ano em que nossos ávidos desejos e sonhos gamers vão sendo atiçados e nossas imaginações vão a patamares antes só vistos em obras de H.P. Lovecraft, ou seja, a E3 está chegando! Nós da Nuclear Core Studios, todo ano, nos organizamos de modo a acompanhar esse evento da melhor forma possível - afinal, acompanhar os lançamentos, ver a tendência do mercado e a Rafael Costahttp://www.blogger.com/profile/18380443711356749753noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-60816381022846549872011-05-27T12:00:00.007-03:002011-05-27T12:00:01.931-03:00Dissertando sobre ConsolesConsoles são por regra o atestado de que um jogador é "hardcore". Dispositivos eletrônicos completamente dedicados a execução de jogos eletrônicos desde as interfaces de entrada e saída, como os controles dedicados e saída de áudio surround, até os elementos mais internos de sua arquitetura. Hoje vou falar um pouco dessas maquinas que são o sonho de consumo dos jogadores mais sérios e/ou Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-18272334479993282292011-05-25T12:00:00.045-03:002011-05-25T12:00:06.709-03:00Dia 25. Dia Do Aniversário Da Nuclear Core!É com um prazer tremendo (Minhas mãos tremem ao escrever isso ;-) ) que escrevo essas palavras. Exatamente dois anos depois da primeira publicação do blog venho aqui mais uma vez agradecer as visitas de todos. Para quem quizer ver o primeiro post foi sobre o Dia Do Nerd, que posteriormente descobri que na verdade é o Dia da Toalha. Então junte-se a mim neste dia de manifestação de orgulho nerd e Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-15990133101036145042011-05-20T12:00:00.002-03:002011-05-20T12:00:03.390-03:00GTS: Grand Theft SonyNesta semana nós discutiremos um assunto polêmico: O roubo (tecnicamente a exposição desses dados para roubo) das informações das duas redes online da Sony, a PSN (PlayStation Network) e a SOE (Sony Online Entertainment). Pelas minhas contas, na soma das duas redes, mais de cem milhões de usuários foram expostos. Levando em conta que alguns usuários tem conta nas duas redes não é possível Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-75542154819997822892011-05-16T08:50:00.001-03:002011-05-16T08:52:56.897-03:00Passou e você nem viu: Audio Design.Não é incomum, ao desenvolver-se um conceito inicial, imaginarmos todos os aspectos de um jogo: roteiro, personagens, elementos chaves, jogabilidades, cenário e inimigos. Um título não pode passar sem personagens chamativos, nem sem guinadas na história, sem vilões vindos de lugares sombrios, um mundo onde isso tudo se passa e muito menos sem o artificio da interatividade. Mas o que mantem essa Rafael Costahttp://www.blogger.com/profile/18380443711356749753noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-6842004661111728092011-05-06T12:00:00.000-03:002011-05-06T12:00:12.926-03:00Explicando a Caixa de SkinnerNesta semana quero discutir o principal método mecânico de se criar experiências interessantes para o usuário, que mesmo sendo divertidas em alguns casos não trazem avanço para a nobre arte dos jogos eletrônicos. A Caixa de Skinner.
A Caixa de Skinner é o nome dado ao experimento que determinou a existência de comportamentos condicionados por recompensas. Ela funcionava da seguinte forma: Um Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-41064685802968846232011-04-29T12:00:00.001-03:002011-04-29T12:00:00.961-03:00Esclarecendo sobre Games e ViolênciaAcredito que todos que estão lendo isso tenham ouvido falar do ataque que a comunidade de jogadores sofreu no Domingo, dia 24 de Abril de 2011. Para quem não sabe nesse dia foi veiculado através da rede de televisão aberta Record uma reportagem sobre como proteger seus filhos dos jogos eletrônicos violentos, já que estes foram o estopim para o massacre do Realengo.
Primeiramente gostaria que Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8610493022571673481.post-83409217546776145532011-04-22T12:00:00.051-03:002011-04-22T20:33:59.593-03:00This is just W.R.O.N.G.Acho que poucos leitores deste artigo não ficaram sabendo da imensa falta de informação que a imprensa nacional de grande porte demonstrou ao associar jogos violentos ao atentado que ocorreu na escola pública no Rio de Janeiro a duas semanas atrás.
W.R.O.N.G. (link) significa "against the Witless and Ridiculous Opinions Of Non-Gamers", que traduzido livremente significa algo como "contra as Cmdr.Edemhttp://www.blogger.com/profile/01623857642575543962noreply@blogger.com2