Lampejo de Sabedoria I: Consoles e MS-DOS

Lampejo de sabedoria é um pequeno monumento aos momentos epifânicos que eu posso ter nas horas mais inesperadas. Podem ocorrer a qualquer momento por qualquer motivo. Considerem-se avisados.

Eu acabei de ter a epifania de que os consoles atuais são os equivalentes do que o MS-DOS foi para os desenvolvedores na sua época. Quem conhece um pouco da história da programação sabe que na época do DOS quase tudo tinha que ser feito conversando diretamente com o hardware. O DOS não oferecia nenhuma forma de API ou padrão de comunicação entre seus aplicativos e o hardware que podia estar conectado a ele. A vantagem disso é que os desenvolvedores podiam aproveitar cada milímetro do desempenho do sistema onde o software seria executado para poder fazer mais com o mesmo. Isso é especialmente verdade para os games da época. Os consoles de hoje em dia sofrem do mesmo "mal". É basicamente por isso que os jogos que são lançados quando o console já tem alguns anos são melhores, porque os desenvolvedores aprendem as pequenas coisas do console e as melhores formas de se fazer algo.

Outra coisa que vale lembrar é que quando o Windows 95 apareceu em nossas vidas foi dito que os desenvolvedores de games não migrariam para ele tão cedo, por isso a Microsoft foi forçada a criar o DirectX, que é uma forma mais direta e unificada de tratar com o hardware. Na época em que o DirectX surgiu não existiam placas aceleradoras gráficas 3D, apenas placas dedicadas 2D. Enquanto isso os consoles sempre se mantiveram mais abertos ao nível extremo de otimização necessário para criar jogos a frente de seu tempo.

3 comentários:

  1. Allan disse...:

    e hj os jogos saum melhores no PC (qualidade grafica, velocidade, otimizaçao), mais rapidos de serem desenvolvidos graças ao directx, e aqui no brasil ateh mais barato...ahuahauhauhauah
    vale a pena comprar um console depois dessa? ^^

  1. Allan disse...:

    ah esqueci, eh mais facil piratear no PC...hauahuahuahauhauhau

  1. Cmdr.Edem disse...:

    1- São melhores se você tiver a placa megafoda que sozinha custa o preço do console.
    2- desenvolve-se mais rápido mesmo... ai não tem o quê fazer.
    3- mais barato porque aqui no brasil é a única opção oficial.
    4- piratear? Sério??? SÉRIO?????? Mesmo com aquela teoria que piratear aumenta a venda dos consoles.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.