Jogos eletrônicos são arte?

A discussão sobre esse status dos jogos vem se arrastando há anos. Com a popularização dos games esse tema vem ganhando força e importância, movimentando muito dinheiro e trazendo novas discussões e pontos de vista para o entretenimento.

Primeiro temos que lembrar o conceito de arte. Extraído do nosso grande pai dos burros, Dicionário Aurélio, arte é: "Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, em geral de caráter estético, mas carregados de vivência intima e profunda, podendo suscintar em outrem o desejo de prolongar ou renovar". Trocando em miúdos: Algo é considerado arte quando faz com que você sinta algo. Arte é a principal manifestação do espírito humano e do que nos torna diferentes dos outros animais que compartilham esse planeta azul-esverdeado conosco.

Se formos considerar os jogos eletrônicos como uma combinação de música, fotografia, narrativa e interatividade, então os jogos são pelo menos três quartos de arte. A discussão hoje em dia é focada exatamente neste um quarto restante, conhecido como interatividade.

Então a pergunta a ser respondida é se um sistema de ação e reação é capaz de provocar a manifestação de sentimentos ou reflexão sobre nossa natureza. Para começar temos que analisar como as ações possíveis são apresentadas. Geralmente isso é feito através de representações audiovisuais de um mundo fictício ou semi-realista. Mas um sistema interativo que continua te reprovando quando você realiza a tarefa que ele deseja vai te provocar raiva. Uma interação que te encoraje ao fazer o que ela deseja vai lhe deixar mais feliz por realizar uma tarefa que talvez não realizasse antes. Então uma interação pode sim ser considerada uma obra de arte utilizando a definição mencionada acima.

A Suprema Corte dos Estados Unidos declarou recentemente que os jogos eletrônicos estão sobre a proteção da Primeira Ementa, que garante a liberdade de uma pessoa se expressar da forma que ela desejar sem qualquer censura. Isso demonstra que aos olhos dos legisladores americanos os jogos são sim obras de arte. Aqui no Brasil essa decisão não significa nada diretamente, mas da mesma forma que países são reconhecidos por outros países é um bom sinal qual o governo de um país toma uma decisão tão veemente nesse sentido.

É impossível chegar a um consenso sobre esse assunto. Existem muitas pessoas que acreditam que os jogos eletrônicos não são arte seja lá qual seja o motivo delas. Se você é uma delas, por favor, nos envie seus argumentos para que possamos construir a discussão

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.