Aquecimento E3 2011

Vem chegando aquela época do ano em que nossos ávidos desejos e sonhos gamers vão sendo atiçados e nossas imaginações vão a patamares antes só vistos em obras de H.P. Lovecraft, ou seja, a E3 está chegando! Nós da Nuclear Core Studios, todo ano, nos organizamos de modo a acompanhar esse evento da melhor forma possível - afinal, acompanhar os lançamentos, ver a tendência do mercado e a receptividade do público é parte da árdua tarefa de desenvolver jogo. Ante isso, vamos organizar as idéias?

MICROSOFT

Palco da Conferência da Microsoft E3 2010 - via IGN

A casa de Bill Gates está agendada para subir aos palcos, abrindo provavelmente com algum vídeo épico de como o Kinect mudou o comportamento dos jogadores e as tendências do mercado (o que é, em parte, verdade). Vale lembrar que se a sua esperança é ver um XBOX 720 ser anunciado, a existência do Kinect, e seu curto tempo de vida no mercado, são mais do que motivos para desacreditar em um sucessor na corrida de hardwares. Estima-se que a Microsoft tenha gasto por volta de $500 milhões somente com o Kinect, portanto, como qualquer outra boa companhia, espera-se o retorno desse dinheiro, antes de sair falando em fazer alguma coisa nova.

Rafael: Não sei o que esperar sobre a conferência da M$, sinceramente. Estarei de olho na muito (mas muito mesmo) provável aparição de Gears Of War 3, Metal Gear Rising e do Kinect Star Wars, mas fora isso, sinceramente, acho que será mais do mesmo. Talvez um Alan Wake novo? Apesar das razões contra, pode ser que a M$ também dê pistas sobre um novo XBOX. O principal motivo, seria a aparição do Project Café, apesar de, sinceramente, acreditar que a Nintendo ainda não vai lançá-lo.

Daniel: Gears of War 3 deve aparecer, mas não muito. Depois do beta mês passado não tem muito do que se falar. Eu aposto minhas fichas em uma grande seleção de jogos para Kinect e Windows Phone 7, que são áreas onde a Microsoft está tentando crescer. Não sei se os jogos para Kinect serão "hardcore", mas com certeza apareceram em mais peso que jogos para o Xbox "seco". Algum jogo no universo Halo também será anunciado, seja ele um remake do Halo: Combat Evolved ou um novo jogo na série similar ao Halo: Reach. Juntando as especulações eu diria que a 343 Industries, estúdio responsável pela série Halo agora, fará um remake de Halo para Kinect. Fora isso algum serviço adicional será anuncioado para a Xbox Live!, o qual não faço idéia do quê possa ser, mas é tradição da Microsft na E3. Mas provavelmente envolverá recursos que nós brasileiros não poderemos utilizar de qualquer forma, então para mim é indiferente.

NINTENDO

Conferência da Nintendo na E3 2010 - via IGN

As maiores expectativas do mundo gamer estarão na conferência da Big N. O motivo: já ouviu falar do tal de Project Cafe? Certamente a Nintendo anunciará seu próximo hardware nessa conferência e, como de praxe, teremos uma pequena lista de jogos já em desenvolvimento ou prontos para lançamento em conjunto do game. O diferencial estará no potencial que o Cafe apresentará - a Big N sempre foi conhecida por inovar e diferenciar. A grande pergunta da vez será: quando o cafezinho será servido?

Rafael: Taí uma coisa que eu quero ver, o tal Project Cafe. Existe muita especulação em cima do potencial desse novo hardware, bem como da nova abordagem que a Nintendo promete levar - dar mais voz às Third Parties e menos dependência aos padrões Nintendo de comercializar. Isso beneficiaria os jogadores, mas fica difícil acreditar que a turma do Mario estaria disposta a abrir mão desse controle. Predição para a conferência: Zelda Skyward Sword será o título de lançamento do Cafe.

Daniel: Não estou muito esperançoso com o "Project Cafe". Se a Nintendo seguiu a hype do "Project Natal" então eu sou obrigado a dizer que "Cafe" é a bebida. O que pode esse nome pode dizer é que teremos algo que estimule ainda mais a atividade com o corpo (Nintendo Kinect 2.0?), algo que te deixe elétrico e interessado. Quanto a lista de jogos eu não poderia estar mais desinformado. Me desculpe mas a Nintendo seguiu uma trilha que não pretendo acompanhar com muito interesse.

SONY

Kevin Butler em sua aparição na E3 2010 - via Game Informer

Existem muitos impasses em relação a maior das três companhias presentes na mainstream: a Sony passou por momentos divergentes no ultimo ano, impasses judiciais com o hacker GeoHot e os recentes ataques à sua linha internacional de franchise interno (PSN, SOE, entre outros). O que resta saber é como a SONY, que virá forte com o Next Generation Portable, e muito provavelmente revelando seu verdadeiro nome de mercado, irá posicionar-se perante os gamers que não estão nada satisfeitos. Espera-se um Kevin Butler animado, como sempre, e talvez, um pedido de desculpas formal.

Rafael: Esse vai ser o elefante cor-de-rosa do momento: NGP. Por quê? PSN fail, minha gente: ainda não está 100% e muita gente está insatisfeita. O prejuízo da Sony beira os $170 milhões e a campanha de marketing do NGP está parada. Assim, você tem um troço de grande potencial nas mãos, mas que ninguém quer muito saber sobre. 
Seria divertido, isso sim, se a Sony anunciasse no meio da conferência a volta da PSN global e viesse um vídeo do GeoHot com o Butler.

Daniel: Quem me conhece sabe que tudo que espero para a pretenciosa da Sony é uma morte dolorosa. Não fico feliz com o ataque aos sites deles (sim, a PSN não foi o único sistema afetado. Até a redação deste comentário vários sites nacionais da Sony foram invadidos por agressores desconhecidos) porque quem perde de verdade são os usuários desses sistemas. Apesar de parte da pretenção da Sony vir de vocês (quem deu dinheiro pra eles durante a vida do PS1 e PS2 foram vocês!) não é culpa de vocês ou deles toda essa confusão de segurança. Mas voltando a E3: eles vão se desculpar pelo ataque novamente e tentar fazer uma versão "for dummies" da lista de mudanças que eles pretendem continuar fazendo. Quanto ao NGP acredito que ele terá que fazer um excelente trabalho para correr traz do 3DS, que já foi lançado a alguns meses e vai competir no mesmo nicho. Agora: Mister Kojima falou que depois da E3 teremos notícias relacionadas a continuação da série Metal Gear Solid, e ele aparentemente não falava do Metal Gear Solid: Rising. Se isso realmente acontecer ai eu terei um respeito renovado pelo PS3. Sim, sou fanboy de Metal Gear mas passei a odiar a Sony. Vai entender...

Considerando o alto hype em cima da próxima geração, especialmente com o provável anuncio do Project Cafe e da demonstração do Next Generation Portable, a E3 desse ano será uma amostra da tendência que os desenvolvedores devem seguir nos próximos anos. As idéias serão revitalizadas e, muito provavelmente, o mundo dos jogos passará por mudanças.

A E3 2011 acontecerá entre os dias 7 a 9 Junho, com as conferências antecipando-se em um dia, como de costume. O calendário da NCS está atualizado com as datas para quem quiser acompanhar. Fiquem de olho, pois há muito a ser debatido esse ano, e a Nuclear Core Studios estará se empenhando nisso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.