Jogos nos PCs estão mudando

Eu tenho ouvido com muita frequência de que o mercado de jogos nos PCs está morrendo. Eu mesmo já acreditei nisso. Hoje em dia vejo de forma diferente. A palavra chave é mudança.

Com o crescimento do acesso aos computadores, principalmente de baixa capacidade, mais gente pode jogar. Mas não são os jogos considerados AAA. São jogos simples, leves, que exigem pouco dos computadores e dos jogadores. E mesmo assim continuam sendo jogos, e quem joga são jogadores.


Farmville. Jogo acessivel através do Facebook jogado por 88 milhões de pessoas. Cada um deles é um jogador, que joga apenas no PC.

Existe um preconceito cruel sobre quem joga ser aquele nerd vidrado que é capaz de realizar feitos dentro dos jogos que a maioria das pessoas não quer ou não acha que seja capaz. Qualquer pessoa que goste de um jogo, seja ele o Farmville do Facebook, Colheita Feliz no Orkut ou Modern Warfare 2 no console de sua escolha é um jogador. São jogadores de estilos diferentes (também conhecido como hardcores e casuais, discutidos em um post anterior) mas são Gamers. Eles gostam de jogar, e gostam das decisões que tomam nos jogos.

Sendo assim, o mercado de jogos nos PCs apenas está se adaptando ao novo público disponível. Os grandes tubarões do mercado podem falar de morte e destruição mas eu vejo tudo com uma cara de renascimento. Um renascimento que traz uma forma de entretenimento para as pessoas que gostam, sejam elas gastando 2 horas por semana jogando ou 200(É, eu sei que uma semana não tem 200 horas, mas vocês entenderam). Igual a musica e o cinema, que nem sempre foram acessíveis da mesma forma pra todos, hoje em dia são considerados cultura em massa. Jogos simples e acessíveis continuam sendo jogos.

God of War 3. Um dos maiores lançamentos do ano. Acredite em mim, não são todos os hardcores que gostam dele. Eu não gosto.

A época em que os jogos eram uma coisa de um grupo seleto de grandes cabeças portadoras de óculos de armação completa e fundos de garrafas está acabando. E isso não é motivo de vergonha para ninguém. Todos tem o direito de se divertir como bem quiserem, jogando os jogos que mais lhe agradam ou não jogando nada, se isso lhe agrada. Mas antes de decidir isso tente olhar para os games como você olha para os filmes ou músicas. Você conhece alguns, não gosta de todos que conhece mas mesmo assim continua procurando outros que te agradam.

Agora, é fato constatado de que o número de lançamentos de grande porte no PC diminuiu drasticamente, e os jogos exclusivos quase não existem mais. A cada ano que passa se você quer jogar as grandes produções você precisa de um console (ou de vários se realmente quer jogar todos os grandes lançamentos), por vários motivos que não quero discutir aqui.

No fim das contas a equação é simples: O mercado de jogos não é apenas o mercado das grandes produções e dos grandes jogos, ainda mais hoje em dia quando é tão fácil acessar jogos simples em maquinas simples, para pessoas que querem apenas um jogo simples para alguns minutos livres no dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.