Um comentário sobre Bastion


O objetivo deste texto não é avaliar ou opinar sobre o jogo em si, e sim falar das boas e más decisões tomadas no geral. Quem quiser saber mais sobre o jogo em si pode jogar o demo na Steam ou na Xbox Live! Arcade e ver o jogo com os próprios olhos, ou acessar o site oficial. Dito isso gostaria de dizer também que o jogo é muito bom por diversas razões, mas quero fazer uma avaliação crítica sobre ele.

Wallpaper Oficial Bastion

Acho que Bastion é o reforço mais novo para uma vertente sobre o desenvolvimento da narrativa nos jogos que diz que o quê realmente importa é como as coisas acontecem, e não o quê acontece. Acredito que se você pegar noventa e cinco por cento dos enredos atuais a história resumida é conhecida ou até mesmo trivial. O quê realmente importa é como a história se desenrola e como ela é apresentada para o usuário final.

Mas Bastion não é apenas sobre como a história se desenrola. Ele é um exemplo de projeto bem feito. Com uma equipe pequena e independente eles desenvolveram um projeto brilhante em todos os aspectos.  Ele não tem nenhum elemento exclusivo. O estilo de arte é baseado nos desenhos orientais. A música é uma composição fantástica, mas um compositor experiente identificaria as inspirações facilmente. O enredo já foi visitado e revisitado dezena de vezes em outros jogos e outros meios. Basicamente cada escolha realizada no desenvolvimento deste jogo já tinha um precedente de sucesso em outro contexto. O que torna o jogo brilhante é que o novo contexto criado por cada escolha de design enriquece cada uma das escolhas de formas não previstas pelos desenvolvedores das obras que inspiraram o jogo.

E isso chega a “lição” dessa semana: Às vezes o jogo único não está em um elemento criado completamente novo. Isso está cada vez mais difícil de conseguir com tanta gente criando tanto conteúdo hoje em dia. Mas em alguns casos tudo do quê você precisa é criar um contexto novo a partir destes componentes já usados antes. Saber encontrar essas variações consistentes te tornará um excelente design sem precisar aguardar a inspiração divina.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.