Uma Introdução a Inteligência Artificial

Inteligências Artificiais (IAs) são amplamente utilizadas em jogos eletrônicos no seu limite de definição. A definição de uma IA é um agente inteligente capaz de realizar tarefas consideradas inteligentes no ambiente onde ela existe. A definição de ação inteligente geralmente envolve como uma pessoa faria aquilo, já que definimos inteligência através do único ser inteligente que conhecemos: nós mesmos. Quão pretensioso isso é eu deixo para que vocês decidam. Resumindo: IAs são programas que fazem coisas que pessoas fariam da forma que elas fariam.

Não é esse tipo de IA que estamos falando... ou é?
Créditos pela imagem: Chris Beaumont/CBS Interactive 

Nos jogos eletrônicos esses sistemas envolvem comportamentos pré-definidos. Isso quer dizer que a IA, por melhor que seja, não vai aprender com o tempo. Isso pode ser justificado internamente quando um personagem morre os outros não podem aprender com a forma que ele morreu, logo estão sujeitos aos mesmos erros que levaram seus companheiro não tão inteligentes a seus fim prematuros. Esse argumento pode ser interessante, mas estou cansado de ouvir essa.

Isso é uma IA: Cada traço representa uma ação e cada letra uma situação.

Academicamente falando é possível criar inteligências artificiais que aprendem de acordo com o estilo do jogador. O sistema de indexação do Google por exemplo é uma IA poderosa que associa informação que ela considera relevante uma a outra. Outra aplicação de uma técnica muito poderosa de aprendizado de máquina é o Kinect. O problema é que esses métodos de aprendizado gastam recursos de sistema, principalmente CPU, que os jogos já usam demais. Integrar esses sistemas é difícil em jogos AAA porque existe uma pressão por outros recursos.

Resta então a responsabilidade para os desenvolvedores independentes buscar experiências que envolvam o aprendizado de IAs. Eles podem cortar cantos suficientes para criar algo que realmente aprenda a combater as estratégias do jogador. Declaro que tambem que no qual estou trabalhando atualmente terá algo bem avançado nesse sentido.

Se você se interessa por isso recomendo que assista as aulas de Standford que começaram nessa semana. O link é www.ai-class.com . Aparentemente existe a tradução para cerca de 40 línguas e já que o português está dentre as dez línguas mais faladas acredito que deve existir para vocês não familiarizados com a língua inglesa.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.