Modcenter: Uma história que não deu certo

Há vários anos atrás o grupo IGN tinha em seu portfólio de sites um site tímido conhecido como ModCenter.com. Esse site utilizava a estrutura do http://sourceforge.net para fornecer um serviço dedicado para os criadores de mods e de jogos independentes.

Por cerca de dois anos o serviço funcionou fornecendo um grande serviço para aqueles que precisavam e conheciam. Muitos dos recursos que considero essenciais para o bom andamento de projetos atualmente estavam disponíveis para quem tivesse boas idéias.

O interessante do serviço na verdade era o fato de criar uma comunidade de pessoas interessadas em criar esses artefatos relacionados a jogos eletrônicos. E se existe algo que pode dar certo é investir em uma comunidade.

Mas essa história não acaba bem, ow não! Mesmo com um crescimento significativo e com uma boa promoção acontecendo dentre a comunidade a crise econômica de 2007 derrubou o site. Aparentemente custa caro fornecer ferramentas gratuitas para cada vez mais gente. E a verdade é que eles deviam gastar mais dinheiro com publicidade do que recuperar com a publicidade que o ModCenter gerava para a rede deles. E por mais que falemos de nobres intenções, essas estão reservadas a pessoas com muito dinheiro ou empresas filantrópicas, e a IGN não é nenhuma das duas.

Eu senti essa perda porque era uma forma fácil e grátis de criar toda a infra-estrutura para administrar projetos. Claro que sempre existirá o SourceForge caso você queira criar um projeto de código aberto com as mesmas ferramentas. E não me entenda mal, a maior parte dos projetos no SourceForge são de jogos, mas não é a mesma coisa que uma comunidade dedicada. Ter um lar ajuda muito para encontrar outras pessoas que compartilham esse lar. E um lar tem que ter uma temática, uma cara da comunidade que ele abriga.

Mais uma coisa: As ferramentas que acredito que são fenomenais para administrar um projeto atualmente são:
- Wiki Interna: Onde os membros do projeto podem opinar sobre os recursos do jogo dentre a própria equipe e apenas a equipe.
- Wiki Externa: Onde os jogadores podem descrevem as impressões deles sobre o quê você já fez. Percepção do público sobre o quê foi feito é importante.
- Versionamento: Uma ferramenta de versionamento de código é fundamental para qualquer projeto com mais de uma pessoa trabalhando, e muito útil mesmo em projetos individuais. Particularmente recomendo o SubVersion (SVN) mas já ouvi boas coisas sobre o Git.
- Forum: Nada melhor para criar uma comunidade viva do quê um lugar para as pessoas falaram e conviverem umas com as outras.

Vale lembrar que aqui falo de ferramentas para administrar um projeto, mas considero a comunidade uma parte essencial de qualquer projeto independente. Eles serão seus maiores agentes de marketing e a parte mais importante do que você está criando.

2 comentários:

  1. Aparentemente você se confundiu sobre administrar um projeto. Ferramentas de administração de projeto envolvem cronogramas, tabelas de custos e recursos, etc. O que você listou está mais para ferramentas para manter organização das informações do projeto.

  1. Cmdr.Edem disse...:

    Todas as ferramentas que você citou são simplesmente formas de demonstrar informação. Equipes de 3 pessoas que estão trabalhando em algo como um hobby ao invés de dever algo a alguém não tem tempo para se preocupar com cronogramas detalhados, documentos de requisitos, termos de abertura de projetos e tudo mais. Essa documentação é importante em grandes empresas, mas quando se tem pouco pessoal e poucos recursos é desperdício fazer toda essa papelada, quando uma boa conversa rápida do "líder" do projeto é o suficiente para manter tudo em ordem.

Postar um comentário

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.