Um pouco sobre o projeto Jogo Justo

O projeto Jogo Justo é um movimento iniciado por Moacyr Alves Jr. para tentar reduzir a carga tributária sobre o entretenimento interativo digital (conhecidos também como games ou jogos). O respaudo dele é que com impostos menores a pirataria seria reduzida consideravelmente no pais, alem de estimular a industria nacional de desenvolvimento.

Primeiro direi minha opinião como gamer. A verdade é que eu já gasto todo dinheiro que posso com games originais. Não é muito dinheiro, mas é todo que posso. Faço isso porque acho que é uma forma de afirmar para os desenvolvedores que fizeram o jogo de que eles devem continuar fazendo os jogos que fazem. É um simples sistema de recompensa. O que o Jogo Justo fará para mim é permitir que eu compre uma quantidade maior de jogos, me tornando assim um gamer mais feliz por poder expandir mais minha biblioteca com o mesmo dinheiro. Isso é bom para a industria porque posso estimular um número maior de empresas e uma parcela maior do valor que eu gastarei irá para os desenvolvedores, recompensando-os ainda mais, o que eu acho muito justo.

Agora chegamos no problema: mas e quanto as pessoas que adquirem jogos piratas? Inicialmente temos que dividir os "pirateiros" entre dois tipos, aqueles que não podem pagar, por isso pirateiam, e aqueles que podem pagar mas não querem, porque afinal de contas, se é possível não gastar dinheiro com algo, porque gastar? A aqueles que pensam isso eu apenas digo que cada um de nós tem motivos para fazê-lo, e não pretendo ficar discutindo isso aqui. Agora, para aqueles que não podem pagar o Jogo Justo propõe reduzir consideravelmente a taxa de impostos sobre os jogos importados (todos os jogos para consoles são importados por aqui). Para as pessoas que aguardam uma redução de preço para começar a comprar, parem e pensem: Vocês compram jogos pra PC? Porque será mais ou menos o preço dos jogos de console caso o projeto cumpra seu objetivo. Na verdade os jogos importados ainda serão mais caros que os típicos 100 reais do custo de um jogo para PC.

Bom, eu já sei a resposta da maioria de vocês. Como? Basicamente o mercado de games para PC está em declínio exatamente devido a pirataria. Porque a maioria dos gamers para PC acha que por ter investido entre dois mil e quatro mil (em casos muito extremos) em um PC apropriado ele tem o direito de jogar sem pagar pelos jogos. Um fato é que os jogos não vão custar apenas "deiz real" como muitos jogadores acham que deveria ser. O principal motivo é que os desenvolvedores também tem famílias, e a manutenção do trabalho deles depende de conseguir dinheiro através de vendas, então eles tem que vender os jogos por valores que façam com que eles recuperem o que eles gastaram para fazer o jogo e obter lucro sobre tudo.  E os jogos vão ficar mais caros com o tempo, porque o custo de desenvolvimento está crescendo junto com a industria (algo similar ao que aconteceu com o cinema desde sua criação até hoje. Quando começaram os filmes não custavam mais que alguns milhares de dólares para serem filmados, mesmo o dólar valendo muito mais do quê vale hoje em dia.) Então não espere milagres no sentido de jogos custando o que você gostaria que custassem (ou seja, algo próximo de nada). O que você deve esperar é ter uma desculpa a menos para não comprar jogos originais e fazer sua parte para termos jogos cada vez melhores, já que se existe dinheiro existe gente competente interessada em fazer algo melhor que o anterior. Faça sua parte comprando jogos originais de qualidade e pare de reclamar dos preços quando o Jogo Justo sair.

Alem de tudo que eu disse eu gostaria de dizer que eu realmente acredito que existe gente que passará a comprar jogos originais quando o Jogo Justo sair. A única coisa que me preocupa é quantas pessoas farão isso de verdade, mas acho que vamos descobrir essa resposta no dia do Jogo Justo previsto para Novembro. Lá saberemos quem está apenas dando desculpas esfarrapadas ou quem realmente é dedicado a causa gamer. Então vá juntando suas moedinhas e compre os jogos no dia do Jogo Justo, porque vai apoiar muito o projeto no futuro e dar embasamento prático para o projeto prosseguir, dando assim o próximo para tornar os games um meio de entretenimento cada vez mais popular.

2 comentários:

  1. BrunoOvis disse...:

    Concordo totalmente e também sou otimista com a vinda do Jogo Justo. Eu estou na mesma, vou acabar comprando mais jogos com o mesmo dinheiro que já gasto com jogos.

  1. azchohfi disse...:

    É isso ai! Ótimo resumão! Realmente, até eu que não tenho console (mas pretendo comprar em breve) vou comprar um jogo para console no dia do Jogo Justo! Devemos isso ao Moacyr, que esta gastando TODO tempo com isso!

Postar um comentário

 
Nuclear Core Studios © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour. Customizado por Bruna Lanzillotta.